sábado, 12 de janeiro de 2019

UNICAMP. CARTA DE MOTIVAÇÃO. BOLSA PARA ESTUDAR EM OUTRO PAÍS.




                                                 PROPOSTA
CARTA DE MOTIVAÇÃO ( SE NÃO SOUBER FAZER, OLHE AO PÉ DA PÁGINA.)

Você é um estudante do último ano de universidade e resolveu  escrever uma carta de motivação para UM DOS PROGRAMAS  (escolha uma das três da coletânea) dispostos a patrocinar a vida alunos que desejem estudar fora do país.  Para fazer  a carta é a sua apresentação, seja convincente com o receptor do texto. Seu texto deve conter: a) uma sinopse ( lembre-se de que é bem curta) da sua biografia; b) causas que o motivam a deixar o país e estudar fora. Mostre conhecimento sobre o país para onde pretende migrar; c) exposição do porquê da área científica que pretende estudar.



TEXTO 1

Há no mercado estudantil diversos programas de bolsas de estudo para brasileiros interessados em estudar fora. Jovens em busca de vagas de trainee e estágio e grandes empresas e multinacionais, muitas vezes, são estimulados a buscar experiências internacionais para enriquecer o currículo obtendo mais bagagem cultural.
Juntos, apenas programas internacionais dos mais prestigiados de bolsas de estudo oferecidos pelos governos dos Estados Unidos e Reino Unido e já beneficiaram milhares de estudantes brasileiros. Governos da Irlanda e Nova Zelândia também têm programas de bolsas de estudo robustos que incluem brasileiros.

 TEXTO 2

Os processos seletivos variam, mas obviamente, a comprovação de domínio no idioma do país escolhido é sempre obrigatória.
A seguir confira como funcionam cinco opções de bolsas de estudo de graduação ou pós internacionais com inscrições já abertas ou que vão começar a receber candidaturas nos próximos meses:

1. Programa Líderes Estudar
Este é o programa oferecido pela Fundação Estudar, instituição criada por Jorge Paulo Lemann, o empresário mais rico do Brasil, e seus sócios Marcel Telles e Beto Sicupira. Existe há mais de 25 anos e as inscrições estão abertas até 26 de março.
As bolsas de estudo são dadas a jovens entre 16 e 34 anos que tenham resultados acadêmicos excelentes, já matriculados ou em processo de aceitação para graduação e pós em universidades internacionais. Não há uma área de formação específica privilegiada pelo programa, e também não é preciso ter histórico profissional de altos cargos.
A seleção é feita em 7 etapas, com testes de lógica, produção de vídeo em que o candidato conta sobre a trajetória e entrevistas presenciais ou por teleconferência.
Depois da entrevista de competências, há o convite para o painel com ex-bolsistas e nesse momento é feita mais uma rodada de perguntas sobre suas conquistas e planos.
A última fase tem a presença do conselho da fundação, incluindo os três fundadores. Os finalistas respondem a mais perguntas. Um dos principais requisitos é o nível de comprometimento com o Brasil. As inscrições são feitas pelo site da Fundação Estudar

2. Chevening
A bolsa é oferecida pelo governo do Reino Unido para profissionais interessados em cursos de um ano de mestrado em qualquer universidade do país. É preciso comprovar domínio de inglês com testes tradicionais como o IELTS, enviar diplomas, certificados e dar detalhes sobre a própria história.
Os candidatos também passam por etapas em que têm de relatar experiências de liderança, falar sobre networking e demonstrar proatividade. Também é necessário apresentar um plano de carreira e explicar por que as universidades britânicas foram escolhidas. As inscrições abrem em agosto e detalhes podem ser vistos no site da Chevening.

3. Fulbright
Promovido pelo governo dos Estados Unidos, o programa Fulbright beneficiou mais de 3,5 mil brasileiros. Tem bolsas de estudo para estudantes, para professores, pesquisadores e também profissionais.
Na primeira fase da seleção, documentos como histórico escolar e projeto de pesquisa, enviados durante o processo de inscrição são analisados. Na segunda etapa, as informações relatadas são checadas por acadêmicos de outras universidades. Entrevistas, presenciais, por telefone ou Skype, são feitas na terceira fase.
Interessados devem ficar atentos aos prazos de inscrição que variam entre maio e agosto deste ano. No site da comissão Fulbright no Brasil há detalhes.

Também são necessárias cartas de recomendação e essa é uma parte que requer cuidado com a escolha de quem vai recomendar o candidato.
As inscrições começam em abril e vale a pena ficar esperto ao fuso horário e, portanto, não deixar o envio da inscrição para o último dia. Mais detalhes no site do programa https://exame.abril.com.br/carreira/5-bolsas-de-estudo-que-levam-milhares-de-brasileiros-ao-exterior/
..............

COMO FAZER UMA CARTA DE MOTIVAÇÃO


LEMBRE-SE DE QUE COM ELA VOCÊ CONSEGUIRÁ BOLSA DE ESTUDO, VAGAS EM EMPREGO.

**** 

Dirigir a carta

A carta deve ser dirigida a alguém e não à empresa em geral (ex: Ex.mo Senhor Diretor de Recursos Humanos). O exemplo é genérico mas, se possível, a carta deve ser dirigida a uma pessoa específica. Pode inventar uma. Isso é só um exercício.

Comece escrevendo algumas das ideias principais – pontos importantes da sua trajetória e da sua personalidade que você não pode deixar de tratar na carta. Depois, você consegue desenvolver o texto a partir deles. Quer ver alguns exemplos?
  • Qual o seu objetivo? Deixe-o claro logo de início e então ofereça um resumo do que vem no restante da carta
  • Por que você acha que esta universidade e este curso são interessantes e apropriados para você?
  • Quais são seus pontos fortes? As experiências que lhe diferenciam? Organize os parágrafos do meio falando das suas qualificações mais importantes para o programa.
  • Como o curso vai ajudá-lo a chegar ao seu objetivo (o mesmo do primeiro parágrafo)? Conclua reforçando seu interesse no curso e agradeça a chance de se apresentar na carta.
Este é um esqueleto inicial. Fique tranquilo para reorganizá-los na estrutura que fizer mais sentido para a sua história.
Personalize sua Carta de Motivação
Ofereça insights sobre quem você é como indivíduo. Lembre-se que é um documento muito pessoal, e espera-se que você consiga demonstrar ser diferente dos outros candidatos, e provar que suas qualidades, habilidades e qualificações são adequadas para participar do programa.
Exemplos podem ser úteis, como referência, mas jamais copie cartas de recomendação de outras pessoas. Tente ser autêntico! Além disso, não se vanglorie demais. Ninguém espera que você seja um super-herói, mas sim uma pessoa coesa, objetiva e realista.https://www.estudarfora.org.br/como-escrever-uma-boa-carta-de-motivacao/





aulas particulares de redação ( literatura, filosofia, interpretação de textos). TODOS OS VESTIBULARES E CONCURSOS.




Nenhum comentário: