sábado, 5 de janeiro de 2019

O QUE SIGNIFICA 'OS ACONTECIMENTOS ME ENTENDIAM' DE CLARO ENIGMA

PESSOAL, UM BOM EXERCÍCIO É ASSOCIAR ESTA FRASE DE VALERY, QUE DRUMMOND USOU O COMEÇO DE CLARO ENIGMA,  AOS PERSONAGENS DOS NOSSOS LIVROS DA FUVEST.
FABIANO, DE VIDAS SECAS, AINDA QUE SOFRIDO, CARREGA ESPERANÇA ( PERGUNTO). SERÁ QUE TAL FRASE SE APLICARIA A ELE ( PERGUNTO).
.
E AO BURRINHO PEDRÊS ( PERGUNTO)...

OS ACONTECIMENTOS PASSAM PELO POETA DE CLARO ENIGMA E JÁ NÃO O TOCAM, ELE SE SENTE INERTE, SEM VONTADE OU FORÇA DE INSURGIR-SE CONTRA ELES,


Claro enigma (1951), o quinto livro de poesia de Carlos Drummond de Andrade, é emoldurado por um paratexto, a epígrafe de Paul Valéry: “Les événements m’ennuient”. Periódicos especializados em arte e literatura associam o fragmento do poeta francês a uma mudança de rumos na poética drummondiana ou a um racionalismo, de fundo clássico, que oblitera o engajamento social que associam, com maior facilidade e velocidade, a uma pretérita produção do poeta (...)

(...)

 “Les événements m’ennuient”, ou “os acontecimentos me entediam”. A epígrafe, de autoria do poeta francês Paul Valéry, prenuncia a temática predominante em Claro Enigma (1951), a melancolia e o desencanto com a vida que se encaminha em direção à morte. Desenganado com a capacidade de intervir no mundo, Carlos Drummond de Andrade (1902-1987) experimenta o fim da esperança engajada que conhecera em meados dos anos 40, em A Rosa do Povo. (SCHNEIDER; MINANI, 2011). No blog da Cosac Naify, em seu comentário editorial sobre a publicação da edição crítica da poesia de Drummond, produzida entre os anos de 1930 e 1962, encontramos os seguintes dizeres: Claro enigma tem como epígrafe uma suposta frase de Paul Valéry: “Les événements m’ennuient” (Os acontecimentos me entediam), deixando claro que a realidade imediata que atravessava A rosa do povo já não importava a Drummond. Até hoje não se descobriu de que texto de Valéry essa frase foi pinçada pelo poeta mineiro, mas ela foi tomada sempre ao pé da letra. (COSAC NAIFY, 2012). 
https://periodicos.fclar.unesp.br/itinerarios/article/viewFile/9737/6409

Nenhum comentário: