domingo, 30 de dezembro de 2018

Análise simplificada do poema LEGADO, de Drummond

AULAS DE REDAÇÃO, LITERATURA, GRAMÁTICA, INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS, FILOSOFIA... https://www.facebook.com/aula.de.redacao.online/?eid=ARDpM-uzgsjkBCJwDjhL15su_wGj8sbeZffqp4ECmSS0narncIWT8d0gmx1AFqIbpxdQ7lkWfrmIAmie
Legado

Que lembrança darei ao país que me deu
tudo que lembro e sei, tudo quanto senti?
Na noite do sem-fim, breve o tempo esqueceu
minha incerta medalha, e a meu nome se ri.

Interpretando de modo simplificado: o eu lírico preocupa-se com a herança poética que deixará ao País. Será que a medalha ( medalha é signo de premiação) é incerta significa que ele sente que todo o seu trabalho de escrita talvez, no futuro, seja considerado sem valor.
Os artistas sempre querem ser grandes.  Ezra Pound foi um escritor que dividiu a qualidade de artistas. E os mais poderosos seriam os inventores. Dessa forma, os artistas que sofrem dedicando sua vida a seu trabalho sempre ficam meio arrependidos. Pois tanto esforço poderá representar vão. E se minha medalha foi incerta?
Drummond ficou famoso com seu poema “havia uma pedra no meio do caminho...’’. Quem não conhece.  Mas essa fama tão grande ainda que o acompanhasse por muito tempo não lhe deu certeza de que de fato seria um bom poeta.

E mereço esperar mais do que os outros, eu?
Tu não me enganas, mundo, e não te engano a ti.
Esses monstros atuais, não os cativa Orfe

Temos aí mais uma indagação de um eu lírico meio inseguro e triste. Ele se compara aos outros poetas  e pergunta se ele comparando-se a vários outros poetas poderá ser maior, pode esperar mais.
Ele faz aí uma intertextualidade com um mito grego ( lembre-se de que Claro Enigma tem uma pegada clássica, cita mitologia grega, portanto). Orfeu era um músico que para entrar num inferno onde estava presa sua amada seduziu cães demoníacos. Drummond ao utilizar o mito que revela a sedução de Orfeu é agressivo, dizendo que o mundo ( de hoje, do tempo dele) não o engana e ele não engana o mundo. Pois os monstros atuais ( pessoas vulgares, sem sensibilidade para a poesia, não se deixarão seduzir por poema algum. E assim o poeta anda na dúvida, ‘entre o talvez ( advérbio de dúvida) e o se’ ( conjunção adverbial condicional)

Não deixarei de mim nenhum canto radioso,
uma voz matinal palpitando na bruma
e que arranque de alguém seu mais secreto espinho.


Fica evidente que nessa estrofe o poeta tem certeza de que não deixará poema que reflita beleza, sentimento e que retire da pessoas a emoção.

De tudo quanto foi meu passo caprichoso
na vida, restará, pois o resto se esfuma,
uma pedra que havia em meio do caminho.
Aí fica mais do que claro. O poeta expõe que caprichou no passo ( na elaboração) de sua poesia. Mas o que ficará é o poema sobre a pedra.
Tem-se na expressão ‘uma pedra que havia em meio do caminho’ pode ser interpretada além do poema composto por ele. Há outra compreensão da pedra que foram os empecilhos que atravancaram sua vida.

 Carlos Drummond de Andrade, In: Claro Enigma. 



4 comentários:

Anônimo disse...

Muito boa análise, me ajudou muito.

Anônimo disse...

Obrigada, espero que continue o blog

Anônimo disse...

Thanks, amigo!

Anônimo disse...

Muito obrigada!!👏