quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Leonardo em: " fake news e o momento eleitoral"

Leonardo foi bem, ainda que tenha se perdido em alguns momentos. Ele parece ter-se desviado da proposta da professora do UOL. Era para avaliar o quanto as fake news estão prejudicando as atuais eleições. A mestra do UOL, inclusive, queria saber se haveria chance de votar, de modo consciente, numa instância como a atual,  ou seja, a de notícias falsas.

Aqui o texto dele e minhas anotações.

Prefiro não dar nota pois, ainda que a produção tenha qualidade de conteúdo, o que mereceria notaçoooo, o fato é que ele escorregou na explicação do que seja a chamada clusterização (Termo em inglês mas já adotado no País, embora não nos dicionários) feita por meio do algoritmo. 

https://conteudosdaredacaodovestibular.blogspot.com/2018/09/redes-sociais-e-manipulacao-politica.html


            THE END
                 
* Aqui fica mais simples entender o que é a clusterização, ainda que o site seja voltado ao marketing. Não vá para o vestibular, sem saber o que seja isto.

http://marketingpordados.com/analise-de-dados/publico-alvo-cluster-e-persona-voce-sabe-diferenca/


A política dos algoritmos

         Jornais, revistas e televisões eram alguns dos meios mais utilizados para adquirir informações até o século passado. Com o avanço da internet, tornou-se possível obter maiores quantidades de informações em menor tempo E, na tentativa de organizar tanta informação, criaram-se os programas de clusterização  que, utilizando os algoritmosdirecionam mensagens para  pessoas com características semelhantes.Todavia, tal direcionamento pode ser  prejudicial ao âmbito político, uma vez que facilita a disseminação de notícias falsas.


         Nas redes sociais  os internautas costumam agrupar-se em perfis semelhantes, o que facilita a clusterização. Assim, torna-se fácil classificá-los e destinar-lhes mensagens compatíveis com seu perfil. Isso os deixa mais vulneráveis às “fake news”.

         Ademais, a precária educação dos internautas dificulta  a compreensão das mensagens e faz com que  adira às fake news.  Um outro fator  para a disseminação dessas noticias é aquilo que Noam Chomsky chama de bombardeio de informações. Por  meio dele,  surge a  dificuldade de discernir entre o falso e o verdadeiro.

         Assim sendo, tem-se que, nas redes sociais, os algoritmos possibilitam a dispersão das “fake News”, utilizadas para a manipulação política. Desse modo, faz-se necessário que essas redes adotem recursos capazes de denunciar as “fake News” por intermédio de mensagens, conscientizando a população sobre a necessidade de pesquisar e denunciar as notícias falsas, com a finalidade de tirá-las de circulação.

            THE END


...........................

AULAS DE REDAÇÃO, GRAMÁTICA, INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS, LITERATURA E FILOSOFIA.
ON LINE OU NA ACLIMAÇÃO
https://www.facebook.com/aula.de.redacao.online/?eid=ARAxrRRkuAgx_AliUkbTHYeb4MDH6qk47AA4js3qSA1FfMqYKh3VTXSzNrxu4ORQCXPqmQwHEb3Mu_R6

Nenhum comentário: