segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Gabrielle arrasando em boa redação sobre o desperdício de alimentos. Parabéns, Gabrielle!









20:30 – 21:50 ( tempo levado para a escrita)

Muito bom seu texto. Está adequado às competências da escrita do ENEM

NOTA 900
( não dou 1000 para você não ficar se achando...rs


É de conhecimento geral que a perda de alimentos é um impasse mundial, seja na colheita, no transporte ou no consumo. Ponto. E como mostra a ONU (Organizações das Nações Unidas), um terço de todo alimento produzido no mundo é desperdiçado. No Brasil, tem-se a cultura do desperdício, na qual a ideia de o país ter recursos em abundância significa que não faltará alimentos, configurando um problema em três pilares: social, econômico e ambiental.
Uma pesquisa feita pela Edelman, ( o que é a Edelman?) mostra que 44% dos brasileiros jogam comida fora diariamente, estando esses alimentos próprios para consumo. Esse hábito acontece,de  forma inconsciente, e independe das condições socioeconômicas das famílias, sendo os motivos para o desperdício variados: comprar mais que o necessário, armazenamento ( armazenar: Grabrielle, mantenha o paralelismo morfológico: verbo seguido de verbo. Armazenar combina com comprar + combinar + consumir) inadequado, não saber combinar alimentos e não consumir tudo o que foi preparado. Observa-se que não há consciência por parte das pessoas da importância de poupar perdas, muitos não tomam para si a responsabilidade e o fazem sem culpa.  Bom!
É notório que, ao jogar no lixo uma comida (sugestão: um alimento) – seja ela in natura, processado ou industrializado - há o desperdício de vários recursos, como semente, água, dinheiro e trabalho, o que prejudica o desenvolvimento sustentável que tanto se busca.  O desperdício ainda atua com a má distribuição de alimento, visto que, de acordo com a FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura), no Brasil, 26 milhões de toneladas de alimentos são desperdiçados por ano e essa quantidade alimentaria 35 milhões de pessoas – sendo que 7,2 milhões de pessoas passam fome.
Observa-se a necessidade de ações educativas a fim de conscientizar as pessoas sobre o impacto do desperdício de comida, e (não use vírgula com o ‘e’; só em casos de exceção) de ações práticas para minimizar o problema. Por exemplo, a parceria entre a sociedade, o empresariado e as instituições sociais, análogo ao programa Mesa Brasil Sesc São Paulo, que recebe de doadores – como supermercados, restaurantes, centros de distribuição – alimentos em bom estado que seriam descartados e são doados a entidades sociais. Esse tipo de ação, além de combater o desperdício de alimento, combate à fome, por isso sua prática sefaz necessária. Bom! Soube extrair do exemplo do Sesc uma boa proposta de intervenção!
Portanto, para um consumo consciente e consequentemente diminuir   diminuição (Respeite o paralelismo, Gabrielle) do desperdício de alimentos, é necessário também levar conhecimento e conscientização a ) população. A atuação da escola, com a grade curricular que inclua a reflexão sobre o assunto e permitir  e permissão de que as crianças sintam ( Sugestão; em vez de sintam, que tal ‘assimilem’?) parte ( por que só parte? Poderia ter sido a questão apenas) da questão e levem até o círculo familiar.  O Ministério da Educação e da Saúde, aproveitando o uso das ferramentas digitais, atuarem  ( O ministério ATUAREM? SUGESTÃO: O Ministério ...poderia atuar)juntos na promoção de palestras sobre preparo eaproveitamento integral dos alimentos.

























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