quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Stephanie começa a melhorar mas confunde-se na Introdução. Correção de O tráfico de Crianças.

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Para Stephanie, com carinho



Gostei do seu trabalho. Estamos evoluindo bastante. Vamos manter o ritmo?
Aos problemas e, depois, ao elogio.
 A Introdução ficou regular. Você expôs o problema da exploração, contextualizando-o na História.  Esse recurso de usar a História na Introdução é bom, desde que, depois de fazê-lo, você o utilize para agregar um raciocínio novo. Pensemos. Se a História revela que já houve exploração de pessoas e, se você quer mostrar que ela, a exploração, se mantém, creio que apenas  demonstrar como isso se dá hoje não resolve. O melhor teria sido tentar expor – objetivamente- o porquê de a situação continuar.
Penso que você poderia ter exposto a era globalizada, quando organizações criminosas ganham poder, ramificado em grandes empresas ao redor do mundo. Como capturar os criminosos acobertados pelo poder econômico, Stephanie?
Pense: você evidencia que exploração e o tráfico de seres humanos se nunca deixou de existir MAS agora no século XXI avança mais. Reflita e reflita, fazer redação é pensar muito, sem preguiça. Rola angústia sim, faz parte mas você suportará isso.
É preciso criar um raciocínio na Introdução para que ele seja a tese do Enem. Esse exame já fornece a tese meio que pronta; não propõe polêmica. Só uma vez fez isso. Você já leu a proposta sobre a publicidade infantil? Ali houve polêmica. Mas, nos outros exames, temos a tese entregue quase mastigada, pronta pra usar ou demonstrar. Você só precisará organizá-la em raciocínio nem tão inédito, mas, digamos, novo. Quase novo. Esse que acabei de mencionar, ou seja, o de associar o recrudescimento do tráfico de humanos com a globalização é uma idéia interessante.

Stephanie, a função referencial da linguagem, ou seja, a  exposição de dados, fatos, modos de x ou y ( modalidades de exploração p exemplo) é fundamental na redação do Enem que ama gráficos e tal. Mas é preciso usar tais elementos para construir raciocínios.
Refaça a introdução. Por favor.
O desenvolvimento ficou bom, sóbrio, poderoso. Gostei bastante. Você soube usar bem a coletânea e olha que eu ofereço longas coletâneas, o que num exame de fato não ocorre. Mas preciso fazer isso. Muita gente da geração Z precisa ler mais sobre os assuntos. Mas tudo bem, volto ao ponto: ficou boa a redação tirante a Introdução.
 E também  gostei da proposta de intervenção na conclusão. Você interveio dentro do possível. Organizei melhor e pedi que você refizesse um trecho.  
Enfim, arrume a introdução, a conclusão e mande p mim antes da aula, por favor.
Percebo que não usou citações. Tudo bem. Vamos usar sim mas nem sempre. No dia do ENEM você usa mas agora o fundamental é organizar o caminho por onde seu raciocínio passa. Isso pede um texto claro.
Quero que faça outra redação para a sexta. Quanto mais você escrever -  e eu corrigir -  melhor. A evolução da sua escrita depende disso. E das leituras para a aquisição de saberes.
Até loguinho!

Rose Prado, sua profa

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E o título?
Em grande parte da História da humanidade é possível encontrar casos de exploração de indivíduos, tais com, trabalho escravo,  servidão e a exploração sobre o proletariado. Diversos meios de realizá-la ainda prevalecem muitos deles, através do tráfico humano – principalmente de crianças e bebês, o qual ocorre em inúmeros países e abrange  tem como objetivo desde interesses sexuais, criminais e até mesmo ligados ao trabalho compulsório.   1 Melhore esse trecho. Repare, Stephanie, que interesses sexuais fica claro, mas criminais é meio vago.  O trabalho compulsório é a escravidão. Tente ligar melhor essas ideias. Em aula, podemos ver, mas, antes da aula, busque organizar isso. Ou refazer tudo de acordo com minhas instruções no topo da página.
 2 Outro detalhe. No tópico frasal você já havia enumerado os casos de exploração de indivíduos. Em âmbito geral. Perceba que ficou excessivo detalhar, logo em seguida, outros modos de exploração agora ligados às crianças.  Seja mais direta, por favor, querida aluna.
       No ano de 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) constatou que em média 1milhão e 200mil crianças eram vítimas do tráfico, anualmente. Os responsáveis pelas estatísticas lastimáveis são, em grande parte, grupos e organizações criminosas, os quais raptam ou compram crianças e as revendem no exterior. Um deles foi identificado no Brasil pela Polícia Militar, como “Barriga de Aluguel”, em uma tentativa de negociar um bebê pelo valor de 30 mil reais. Ocorre ainda, em muitos casos de insuficiência econômica, de a própria mãe acabar se rendendo à venda da criança, em troca da falsa promessa do comprador, de garantir condições melhores a esta ao filho. ( Pode substituir criança por filho ou filho por criança. O ‘esta’ ficou meio engessado, quero dizer, fez o texto meio formal demais. Pode usar o demonstrativo mas aí não gostei. ).
Ademais, convém relevar os estragos psicológicos causados à criança, a qual foi rebaixada à categoria de objeto, tornando-se uma propriedade e que teve a sua liberdade usurpada. Diante disso tudo, muitas organizações internacionais são estimuladas a desenvolver programas de luta contra o tráfico de seres humanos. Contudo, a falta de eficiência e coordenação entre si cria m ( o sujeito de CRIA  é eficiência, Ste!)  obstáculos para atingir uma boa repercussão em relação ao problema.
       Em suma, é inquestionável a necessidade de tomar medidas para impedir a continuidade desse tráfico. Para isso, os governos devem investir em divulgar e conscientizar ao máximo a população sobre o perigo, para que assim os pais tomem precauções e eduqueM os seus filhos para esse problema. Bem como  ( não ficou boa a coesão do BEM COMO) SUGESTÃO: As organizações de âmbito internacional, tais como a ONU,a qual deveriam planejar uma coordenação mais eficaz entre seus diferentes programas e  ( Mais objetividade, Ste. ‘Olhem o relógio. Entreguem suas provas, jovens!) operações  mais eficazes contra o tráfico. Além disso, organizações análogas ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) devem providenciar os devidos cuidados e necessidades das crianças resgatadas - as quais são submetidas aos mais diversos tipos de exploração e abusos - tais como tratamento psicológico, Repare que 'exploração e abusos' seguidos de 'tais como tratamento psicológico' criou um sentido errado. Um tratamento psicológico não seria exploração e abuso! Arrume isso, antes da aula de sexta. Pontue de outro modo que vai ficar bom. A proposta é ótima) tratamento contra DSTs ( doenças sexualmente transmissíveis)  e priorizar a vontade delas em relação ao seu destino.



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