sábado, 12 de janeiro de 2019

UNICAMP. TEXTO PARA CAMPANHA COMUNITÁRIA. INVASÃO DE ESCORPIÕES




Texto de Campanha Comunitária

Os Textos de Campanha Comunitária são aqueles utilizados com o intuito de esclarecer e atentar os interlocutores de uma comunidade sobre determinado assunto.
Por exemplo, Campanha de Combate as Drogas, Campanha sobre a Dengue, Campanha sobre o Tráfico de Pessoas, Campanha sobre a Prostituição Infantil, Campanha do Agasalho, dentre outros.
Resumo
Os textos de campanha comunitária surgem através da detecção de algum problema. Ou seja, uma demanda na comunidade (seja no campo social, político, cultural, saúde, educação, etc.), tal qual a campanha de vacinação realizada nas escolas, com o intuito de alertar a população de sua importância e assim, convidando-os a participarem e colaborarem com a causa.
Nesse caso, os textos de campanha comunitárias utilizam a função conativa da linguagem, onde o convencimento da população é uma característica importante.
Assim, os textos de campanha comunitária visam alertar a população sobre um assunto, focando na colaboração da população e na importância das ações de seus leitores (interlocutor).
São textos de caráter injuntivo, ou seja, sua função é instruir, orientar e explicar para os leitores sobre um tema importante para a comunidade.
Para tanto, são textos que podem apresentar a linguagem verbal e não verbal, promovendo um debate sobre o tema da atualidade e chamando a atenção para sua resolução.
Os suportes e veículos mais utilizados para a divulgação dos textos de campanha comunitária são os cartazes, outdoors, televisão, rádio, internet, dentre outros.
Embora sejam de caráter injuntivo, expositivo e informativo, podem apresentar argumentação e opinião dos autores, ou seja, eles podem também apresentar características dos textos dissertativos-argumentativos.
Os textos de campanhas comunitárias podem ser produzidos por diversas pessoas, ou seja, realizada após o trabalho em conjunto de uma equipe, por exemplo:
·         o pesquisador que levantou dados estatísticos sobre o assunto;
·         o entrevistador, que coletou informações nas entrevistas;
·         o divulgador, a pessoa que está encarregada de divulgar a campanha.

Características
As principais características dos textos de campanha comunitária são:
·         Texto injuntivo, informativo e/ou expositivo
·         Intenção persuasiva
·         Linguagem simples, objetiva, clara e acessível
·         Verbos no imperativo ou no presente do indicativo
·         Uso de metáforas e trocadilhos
·         Uso de imagens e outros recursos gráficos
·         Temas atuais e de interesse da população
·         Textos relativamente curtos
Estrutura
Geralmente, os textos de campanha comunitária, seguem a estrutura apresentada abaixo:
·         Apresentação: Introdução sobre o tema proposto. Geralmente são seguidos de um título em destaque, chamando a atenção do leitor para a importância do assunto tratado.
·         Desenvolvimento: Nesse momento, os produtores do texto focam em expor os objetivos da campanha, bem como os dados mais relevantes sobre o tema, orientando a população de seu benefício. Podem ser utilizados gráficos, infográficos, imagens, fotos, dentre outros recursos. Essa é a maior parte do texto em que deve conter todos os argumentos levantados.
·         Conclusão: geralmente esse tipo de texto termina convidando o leitor a participar de tal campanha. Podem ser acompanhados por contatos (números de telefone, e-mail, sites da web, dentre outros).
Como Fazer um Texto de Campanha Comunitária?
Para produzir um texto de campanha comunitária inicialmente delimite um tema relevante. Pesquise e levante dados sobre ele. Foque na importância e nos principais objetivos que apresentam seu projeto.
Imagine qual seria a melhor maneira de apresentá-lo ao público-alvo (público ao qual está destinado), seja os adolescentes, as crianças ou adultos. Para tanto, é muito importante observar a finalidade e o foco de sua campanha para a escolha da melhor linguagem.
As imagens são recursos muito utilizados que podem oferecer mais consistência ao estudo, os quais podem ser gráficos, infográficos, fotos, esquemas, dentre outros. Depois de analisado o material recolhido, desenvolva o texto segundo a estrutura proposta acima: apresentação, desenvolvimento e conclusão.

·         ?
·         A qual público a campanha está destinada?
·         Qual objetivo e/ou finalidade da campanha?
·         Quais argumentos serão utilizados para atrair os leitores para participarem da campanha?



PROPOSTA

Você é um estudante do Ensino Médio e foi convidado pelo diretor do colégio para fazer uma campanha comunitária sobre o problema da invasão dos escorpiões na sua. Você deverá produzir um texto para ser lido com megafone ( lido em voz alta, certo?) por você ou seus colegas pelas ruas do seu bairro.
Leia os textos abaixo e, a partir deles, escreva, considerando o seguinte: seu texto deve conter: a) uma exposição do fato ; b) as consequências; e c) os cuidados a serem tomados.



Responsável por 184 mortes no Brasil em 2017, o escorpião ultrapassou as serpentes no topo do ranking de animais peçonhentos que mais matam no Brasil, de acordo com dados do Ministério da Saúde. No mesmo ano, foram registrados 105 casos de morte por veneno de cobra.
Em alguns bairros da Bahia, onde foram registrados a maioria dos casos, moradores encontraram alguns animais escondidos nas roupas, nos calçados e até em máquina de lavar.
Escorpiões são animais pouco agressivos e com hábitos predominantemente noturnos, o que torna os acidentes com esses animais menos frequentes do que os com cobras.

O veneno do escorpião ataca o sistema nervoso e pode até matar – especialmente se a vítima for uma criança. Por conta disso, é importante buscar socorro o mais rápido possível para que o tratamento adequado possa ser administrado o quanto antes.

Como reconhecer:
A reação à picada depende do tipo de escorpião. Imediatamente após a mordida, a pessoa pode começar a sentir:- dores fortes- náuseas- vômitos- aumento da pressão arterial- suor intenso- baixa rápida da temperatura do corpo

Como agir:
- Mantenha a vítima calma- Não esprema nem sugue o local da picada- Lave o local com água e sabão- Procure o serviço de emergência- Se há condições de segurança, leve o escorpião (vivo ou morto) ao serviço de atendimento de emergência (assim será mais fácil descobrir o soro adequado para tratar a vítima)

Como prevenir:
- Use sempre calçados e luvas apropriadas ao manusear materiais de construção ou lenha- Em locais onde há presença destes animais, vede a soleira das portas com frisos de borracha ou com saquinhos de areia- Não coloque as mãos em tocas e lugares escuros onde o escorpião possa se esconder - Feche bem os sacos de lixo e mantenha os terrenos próximos de sua moradia limpos, evitando baratas e moscas, animais que costumam atrair esses predadores- Examine roupas, calçados e roupas de cama e banho antes de usá-las.

TEXTO 2

Edição do dia 25/07/2018
25/07/2018 20h52 - Atualizado em 25/07/2018 20h53
Ataques de escorpiões se multiplicam no Noroeste do estado de São Paulo
Moradores de uma área grande do interior do estado de São Paulo estão assustados com o aumento do número de vítimas de um animal que costuma dar calafrios em muita gente.
Foi um escorpião que tirou a vida da Priscila, de 5 anos. O socorro demorou porque a menina se confundiu na hora de explicar para os pais que bicho tinha picado ela.
“Ela contou que uma lagartixa tinha mordido o pezinho dela, aí o médico olhou, já viu a picada e realmente era de um escorpião”, disse o tratorista Sérgio Miguel da Silva, pai da menina.
Em Araçatuba, onde ela morava, 570 pessoas foram picadas só em 2018. O número já superou o de 2017 inteiro.

Em Andradina são pelo menos dois ataques por dia. Em São José do Rio Preto, as ocorrências aumentaram mais de 40% no primeiro semestre.
O escorpião amarelo que tem aparecido em São Paulo é um dos mais perigosos. O veneno atinge o sistema nervoso, provoca alterações respiratórias e acúmulo de líquidos nos pulmões.
“Assim que for picado, deve procurar imediatamente o atendimento médico no local mais próximo da sua residência e se possível levar o animal para a identificação imediata ”, explica o médico Carlos Alberto Caldeira Mendes. 
Segundo o Ministério da Saúde, os ataques de escorpiões cresceram quase 800% desde 2000, principalmente na região Sudeste.
O aumento de ataques de escorpiões também vem sendo monitorado pela Universidade Estadual Paulista, a Unesp. O estudo já identificou que a região de São José do Rio Preto é que mais registrou acidentes nos últimos dez anos em todo o estado de São Paulo.
Agora os pesquisadores buscam esclarecer uma outra questão: o que estaria favorecendo a proliferação do bicho nessa região. Entre as hipóteses está o desaparecimento de predadores naturais como sapos e corujas. Além disso, o lixo nas cidades atrai insetos como baratas, que são a comida dos escorpiões.
Muitos municípios estão passando veneno nos bueiros para tentar conter a infestação, o que não é indicado pelos especialistas. O ideal ainda é manter as cidades limpas. 
“A gente tem galerias fluviais, esgoto, entulho que muita gente joga em local inadequado, lixo. Então tudo isso favorece o ambiente adequado para o escorpião”, explicou o biólogo Antônio Carlos Lofego, biólogo da Unesp.
tópicos:

AQUI UM VÍDEO CURTO SOBRE OS ESCORPIÕES



Nenhum comentário: