quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Temas que podem ser pedidos no ENEM: DROGAS

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Periféricos para a redação. Artistas que morreram por overdose...
30 famosos que morreram com menos de 30 anos
Fonte: Gente - iG @ 




PROBLEMA

..... Às vésperas da II Guerra Mundial, Franklin Delano Roosevelt, presidente norte-americano na época, pressionou o então presidente brasileiro, Getúlio Dornelles Vargas, a proibir a venda dos cigarrillos de marijuana em nosso país, que eram livremente comercializados. Sendo a marca Guarany a mais vendida. Além dessa proibição, Roosevelt também incluiu a restrição ao livre comércio da morfina no território nacional. Com isso, o governo brasileiro criou várias restrições a esse comércio, os resultados disso repercutem até hoje. Por exemplo, o Brasil é o país, hoje, que tem a menor comercialização de morfina na região. O Uruguai, que é o menor país do continente, tem um comércio de morfina maior do que o nosso. Com isso, criou-se uma conscientização ao uso discriminado dessa droga, tornou-se uma droga altamente restrita.

Quanto às drogas ilícitas, descrevi neste jornal, em 26 de junho de 2017, o panorama sobre o uso e abuso de drogas ilícitas no Brasil – cocaína, crack, opioides – que vem se agravando. O registro dessas substâncias saltou de 0,8% para 7,3% na última década, segundo dados do IBGE. Entre adolescentes do sexo feminino de 13 a 17 anos, o índice de usuários foi de 6,9% para 9,2% nesse período.
Não podemos continuar batendo exclusivamente na tecla de prevenção às drogas sem identificar e tratar de forma adequada as doenças mentais. Na puberdade, a procura pelas drogas ocorre justamente porque os jovens não suportam a depressão, para mascarar os sintomas buscam um tranquilizante. O mais comum deles é a Cannabis, que num primeiro momento age como sedativo no sistema nervoso central e num longo período vai sedando e deprimindo e muitas vezes desencadeando processos esquizofreniformes. Quando os usuários percebem que a maconha já não faz efeito, substituem-na pela cocaína, que provoca euforia momentânea e, com seu uso prolongado, provoca a depressão.
Quando a cocaína agrava o problema, o que acontece? Muitos desses jovens têm aumentados os seus problemas mentais ou se suicidam, por isso percebemos a piora do quadro no Brasil, com perfil de idade mais tenra e mais precoce. Precisamos focar nossa atenção nesses problemas, que serão um problema cada vez mais grave.
Contudo, do que temos que ter clareza é que as drogas são um problema de saúde coletiva que atinge cada vez mais pessoas, que não têm a percepção dessa doença. Estão contaminadas e com isso tentando contaminar mais seguidores. Estamos diante do risco de termos walking deads, verdadeiros zumbis inumanos! 

 

 CAUSAS DA DEPENDÊNCIA EM DROGAS ILÍCITAS NA ADOLESCÊNCIA

 (...) o adolescente está sempre em risco de “entrar em pane”, porque ele precisa realizar uma série de “operações fundadoras”. É como se o sujeito se encontrasse frente a uma espécie de separação entre si e a sociedade. Nesse processo ele se encontrar entre o seu lado infantil  com suas  identificações familiares e, do outro, novas e atraentes possibilidades identificatórias disseminadas em sociedade. O amigo, o grupo, os ídolos podem passar a influenciá-lo.

 Desta forma, o adolescente ocupa uma “posição no intervalo”, na qual, por não ser mais criança e tampouco ser adulto, atravessa um período de indecisão subjetiva e de incerteza social que adquire as características de uma verdadeira crise psíquica.

Frente às mudanças que ocorrem na adolescência,  surge uma forte necessidade de buscar meios para lidar com os conflitos daí decorrentes. Nesse sentido, embora a maioria dos jovens seja contra o uso de drogas, muitos se deixam levar pela chamada pressão do grupo.

 Nesse contexto, a exposição e a convivência com as drogas constituem um duplo desafio. Para o adolescente, o desafio é representado pelo fácil acesso à transgressão e à fuga dos conflitos inerentes a esta fase. http://www.scielo.br/pdf/estpsi/v26n4/05.pdf

     MAIS CAUSAS
  Problemas pessoais e sociais;
     Influência de amigos, traficantes assim como da publicidade de fabricantes de drogas lícitas;
      Sensação imediata de prazer que produzem;
     A facilidade de obtenção dos produtos;
       Desejo ou impressão de que elas podem resolver todos os problemas, ou aliviar as ansiedades;
       Fuga à realidade;
      Estimulação que leva à potência para agir
       Acalmar;
       Inspirar;
       Fortalecer;
      Aliviar dores, tensões, angústias, depressões;
      Aguentar situações difíceis, privações e carências;
       Encontrar novas sensações, novas satisfações;


 CONSEQUÊNCIAS DO USO DE DROGAS ILICITAS

As drogas são problemas que integram praticamente todas as sociedades contemporâneas, o resultado negativo decorrente a isso é de ordem social e econômica. Social, pois desestrutura a família e econômico por gerar diversos custos para o governo que na maioria das vezes mantém o tratamento. 
Aumento do poder no narcotráfico e da violência social
Incapacitação do jovem viciado em drogas que para de estudar e de trabalhar

PROPOSTAS DE INTERVENÇAO

Nesse sentido, a base para o não ingresso dos jovens nesse mundo quase sempre sem volta está na família e na escola. A primeira deve dialogar, conhecer as amizades, esclarecer sobre o perigo das drogas, e ensinar valores humanos e valorização da saúde e da vida. A segunda pode promover palestras, depoimentos, visitas de policiais, médicos entre outros profissionais que estão diretamente envolvidos no processo de prevenção das drogas e tratamentos.
 No entanto, quem mais tem contato com o aluno são os professores, desse modo cabe a ele sempre que possível abrir momentos para discussões acerca do assunto, o tema não é de incumbência somente de determinadas disciplinas, mais sim de todas. O professor desenvolve um grande poder de influência, além de ser um formador de opinião, e é justamente nesse contexto que insere o seu papel. 
Diante desse fator o educador pode implantar atividades vinculadas ao tema, muitos professores e também grande parte das direções pensam ou indagam sobre o conteúdo programático e o tempo gasto para concluí-los e que as pausas para as discussões sobre o tema podem prejudicar, esquecem que a palavra “educação” é bem mais abrangente, trata-se da formação do indivíduo como um todo de maneira que possa integrar a sociedade pronto para a vida. Se a função da escola é educar, por que não ensinar as nossas crianças, adolescentes e jovens sobre o risco que correm no uso de drogas?

P
https://educador.brasilescola.uol.com.br/orientacoes/a-funcao-educador-no-combate-as-drogas.htm



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