sábado, 25 de agosto de 2018

Corrigindo a redação de Naomi. Tema: as selfies




Entrevista com Naomi...

Rose - Você achou este tema complexo?
Naomi: achei o tema complexo quando analisado dessa forma mais psicológica.

Rose - A sua tese e argumentação correspondem ao que você realmente acredita?

Naomi: Elas correspondem.

Rose - É melhor escrever teses de que não gostamos quando tivermos mais argumentos para ela?

Naomi: Não acredito que é possível obter uma boa redação com teses contra nossos ideais. 

Rose - Quando você recebe uns cem likes fica feliz?

Naomi: Parei de usar as redes sociais, mas mesmo quando usava não me importava muito.

Rose: Obrigada, Naomi.


........................................................................................

As selfies, os signos da alienação  



As pinturas de nobres franceses no período do Rococó eram feitas para ostentarem o seu poder aquisitivo; as selfies do século XXI, um  auto-retrato, tirado e compartilhado na internet, mantêm e ampliam o desejo de ostentação. Pretende-se com elas exibir muito mais:  ascensão social, conquistas amorosas e, sobretudo, felicidade... Por isso, tal símbolo de narcisismo do século XXI, esconde as frustrações e o desânimo de todos e torna a sociedade mais vazia e superficial. 
Na era do capitalismo avançado e competitivo, ou seja, no tempo do amor líquido, de Zigmund Bauman , as relações entre as pessoas estão mais frágeis, são poucos aqueles, realmente, interessados na vida de outros. Assim, a depressão, a frustração e o desânimo tomam espaço.  Por essa razão, as redes sociais passaram a fazer tanto sucesso, já que iludem os usuários a acreditarem que são importantes para um grande grupo e que sua vida é feita só de bons momentos.  E,  após o surgimento das “selfies, ficou mais produtivo exibir a felicidade, por meio das belas imagens:  viagens à terras exóticas; nascimento de filhos ou netos; aquisição de bens; cirurgias plásticas etc.  
O vício das “selfies” proporciona um sentimento narcisista aos seres humanos, que acham que estão acima de qualquer um. Tal temperamento afeta, ainda mais, as relações sociais, pois os indivíduos com esse comportamento acreditam que sempre estão certos e focam sua atenção em si mesmos. Dessa forma, a qualidade de convivência  deteriora-se bastante  as ligações sociais serão apenas sociedade passará a ser não mais  em  um mero vínculo econômico, social ou político - e quase nunca afetivo.
Através das redes sociais e das selfies, os seres humanos expõem suas vidas, talvez, em busca de reconhecimento e amizade. No entanto, tal busca quase nunca é satisfatórias;  pois  tais plataformas influenciam o usuário a se exibir de forma superficial e nesse contexto a “selfie” é uma boa ferramenta para obter a atenção tão almejada. Isso faz com que a sociedade se torne não apenas vazia, mas, alienada, depressiva e talvez mais solitária.

Nenhum comentário: